terça-feira, 24 de setembro de 2013

Material Escolar - Haul + Do It Yourself!

Hoje decidi mostrar-vos o meu material escolar (as coisas básicas) e aproveitar para vos ensinar como personalizei os meus separadores das disciplinas de química e biologia, ambas no mesmo dossiê.




     Este ano arranjei dois cadernos A4, um quadriculado (o de baixo) para Matemática e um pautado (o de cima) para Português. Adoro os padrões, especialmente o do caderno pautado! Este até já o tinha comprado o ano passado, juntamente com os outros, mesmo não precisando dele na altura. E ainda bem que o fiz! Até agora (ou pelo menos onde procurei) nunca mais vi nenhum assim. Já o de Matemática, comprei este ano na Staples.


     Este é o meu estojo! O ano passado não tinha nenhum pin, mas como me saíram estes numa revista (a BRAVO, de que falei numa mensagem anterior sobre as Cimorelli), decidi colocá-los para lhe dar um ar menos enfadonho, assim como o bonequinho da joaninha que me foi oferecido (por uma amiga muito especial ;) ). Este último não o pendurei no telemóvel, pois já tinha outro com um panda. Super cute! *-*


     Dentro do meu estojo tenho: duas esferográficas de tinta azul (não gosto nada de escrever com tinta preta, só se for em casa para rascunhos ou resumos), uma lapiseira e caixinha com recargas, um corretor em fita (essencial, especialmente para pessoas como eu, que se estão sempre a enganar e que não querem esperar que o corretor seque), canetas de várias cores para sublinhar e destacar notas importantes (uma cor diferente para cada disciplina), um afia com caixa (para não ter de me levantar a meio da aula), uma borracha (porque, como todos sabemos, errar é humano), um lápis (para servir como substituto da lapiseira, caso seja necessário), uma régua e, por fim, uma calculadora gráfica (a minha é Casio).



     Algo que também dá sempre muito jeito é uma agenda, para apontar os testes, trabalhos e quaisquer outras actividades que não podemos esquecer de todo. É muito prático ter tudo junto no mesmo sítio, até para poder planear tudo melhor. A minha é da Staples e aproveitei para arranjar já uma do mesmo género para o próximo ano.


     Por último, tenho também um dossiê fininho para química e biologia, já que tenho ambas as disciplinas sempre no mesmo dia. Desta vez decidi personalizar os separadores de uma maneira diferente da que fazia habitualmente (que consistia basicamente no nome ou iniciais da disciplina a caneta e autocolantes para alegrar um pouco). Vou-vos então explicar, passo a passo, como consegui o seguinte efeito:




DIY – Faça você mesmo! ~ Decoração de cadernos e/ou separadores


      Eu fiz todo o trabalho de computador no Word, mas podem usar qualquer outro programa que prefiram. Primeiro escrevi as letras que queria e fui experimentando os diferentes tipos de letra até encontrar um de que gostasse. Depois aumentei o tamanho, para que cada letra ocupasse o máximo possível de uma página A4. Para a letra “Q” escolhi o French Script MT com tamanho 800 e, para a letra “B” o Forte com tamanho 550.
     O passo seguinte foi imprimir e recortar as letras com uma tesoura, para criar os “moldes”. E agora a melhor parte: escolhi os padrões mais bonitos dos papéis de embrulho que tinha aqui por casa, dos que sobraram das prendas. Esta é uma boa maneira de reciclar os papéis de embrulho, em vez de os deitar para o lixo. Eu, de qualquer maneira, também guardo sempre os que ainda estão em bom estado para futuros embrulhos, mas se não tiverem ou não quiserem usar esses, sempre podem comprar novos de acordo com os vossos gostos.
     Tendo já os “moldes” e o papel de embrulho, vira-se este último com o padrão voltado para baixo e coloca-se o “molde” na parte desejada, também com a tinta virada para baixo (senão a letra sai ao contrário!). Depois é só contornar tudo com caneta ou lápis e recortar o resultado com a tesoura. E já temos uma letra com um padrão bonito! Agora só falta colar onde quiserem e, para isso, eu utilizei cola em fita, a qual considero ser a melhor para este trabalho.
     E já está tudo prontinho!
     Caso desejem, também podem adicionar autocolantes e outras decorações a gosto. O seguinte vídeo (em inglês) mostra também como decorar os cadernos e a ideia que tive para os meus separadores foi inspirada no mesmo:

Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário